historia da loucura
A loucura na psicologia ha uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.
Na Idade Media, foi uma época marcada pela peste, lepra e medo de ameaças, loucura era vista como expressão das forças da natureza ou de alguma coisa que não existe. No conceito de loucura ganha um caráter moral, passando a ser algo desqualificou, e que traz consigo um conjunto de vícios, como preguiça e irresponsabilidade.
Na época do mercantilismo,no século XVII,pessoas que não ajduavam com produção,comercio,velhos,aleijados e os realmente loucos passaram a ocupar o mesmo espaço e ocupar depósitos humanos.
Baseando no filme “Um estranho no ninho” podemos observar alguns metodos terapeuticos usados como punição por algo de errado que os considerados loucos pudessem ter cometido, esses metodos eram as agressoes fisicas,choque eletrico,tranquilizantes,sendo feito ate mesmo um metodo de lobotomia,esses metodos deixavam os loucos foara de si.
A Psicoterapia Institucional e a Psiquiatria de setor ambas na frança,teve por objetivo a promoção e a restauração dos aspectos terapeuticos do Hospital Psiquiatrico e a recuperação da função terapeutica da psiquiatria, sendo que a ultima nao acreditava ser possivel tal obra dentro de uma instituição alienante,promovendo ações comunitarias tendo na intenção apenas umas das etapas do tratamento.
Uns dos métodos terapêuticos era o asilo que passa a ser visto como a melhor, onde se aplica a reclusão e disciplina, sendo seu objetivo o