História da Loucura
Loucura: Fenômeno patológico com raízes na instância jurídica.
Os objetivos específicos do artigo consistem em apresentar o método de análise histórica empreendido por Michael Foucault em “A História da Loucura”. O artigo tem por objetivo apresentar a hipótese de que se pode tomar como um possível “fio condutor” para se ler a frase Arqueológica do pensamento do filósofo francês Michel Foucault. Na pesquisa intitulada, o objetivo é efetuar uma leitura sistemática da presença de referências à questão de como o método de análise histórica empreendido por Michel Foucault em sua fase arqueológica pode ser compreendido como uma história do outro. 1. Foucault - descreve as condições presentes da “loucura” da segunda metade do século XVIII ao inicio do século XIX. (GREICEQUELE)
Ele descreve a passagem de uma experiência moderna da loucura, objetivando o sujeito louco e interpretando a loucura como uma doença mental, ele não enxerga mais uma ausência do ser, mas uma alteração das faculdades humanas, uma alienação da verdade do homem.
2. Século XVIII – o grande medo- a angustia que a loucura trouxe não haviam sumido, a noticia espalha-se pelas cidades, causando temor as pessoas. (GREICEQUELE)
Esse fato acontece devido as casas de internamento terem sido construídas onde antigamente estavam os leprosários (lepra).a lepra, através dos séculos, tinha contagiado a todos com seu mal. este contagio se acreditava ocorrer pelo ar, e que por todos respirarem este mesmo ar, todas as cidades estavam ameaçadas, carregadas de vapores maléficos, no qual os habitantes estariam contaminados.
3. Final do século XVIII - Surge a importância da figura medica. (JOAO PAULO)
Essa importância ocorre através da contaminação causada pela lepra, nessa contextualização de contaminação, pode-se entender o lugar em q a loucura