Historia da Hotelaria
Duarte (1996) explica que o aparecimento do primeiro hoteleiro oficial de São Paulo foi registrado num início do século XVII, chamado Marcos Lopes, seguido poucos anos mais tarde pela cigana Francisca Rodrigues.
Durante todo o século XVII a atividade hoteleira era exercida em conjunto com outros ofícios como: Barbeiros sapateiros e alfaiates. No início do século XVII Charles Burton, ilustre visitante fez a primeira classificação das hospedarias paulistas. Após plenos conhecimento do “Parque de hospedagem” existente classifica – as da seguinte forma:
1categoria: Simples pouso de tropeiro
2 categoria: Telheiro coberto ou rancho, ao lado das pastagens
3 categoria: venda correspondente a “puperia” dos hispanos- americanos mistura de vendas e hospedaria.
4 categoria: estalagens ou hospedaria
5 categoria: Hotéis.
Em 1885, é editado o Almaque da Província de São Paulo, registrando a existência de vários hotéis na capital Paulista
O movimento econômico experimentado durante a melhor fase do segundo Império Brasileiro, aliado as mudanças políticas que vinha – se processando desde a época da Independência, as crescentes pressões em favor da abolição da escravatura e a transformação do governo em Republica, constituíram-se em fatores preponderantes para o real início das atividades hoteleiras em São Paulo.
A substituição da mão de obra escrava pela de imigrantes na agricultura impulsionou de maneira a cafeicultura que trouxe grande número de outros tipos de atividades comerciais e industrias. Com o correr do tempo, as primitivas casas de hospedaria se transformam em pioneiros e legítimos hotéis.
No último quarto do século XIX, impulsionados quando começaram a trafegar os primeiros trens.
Se pelo lado paulista o desenvolvimento este atrelado ao turismo de negócios, o desenvolvimento da hotelaria carioca não foi menos importante e abrangente, pelos aspectos de ser a capital do pais e pelo fato de ganhar notoriedade Internacional pelas inúmeras