A história da hotelaria no Brasil
Das redes hoteleiras no Brasil, o estado de São Paulo é o pioneiro no desenvolvimento hoteleiro, pois as primeiras hospedagens ocorreram na capital paulista por volta do século 17. Detalhe interessante: Hospedarias mais requintadas de São Paulo só recebiam pessoas importantes e com carta de apresentação, como acontecia em outros países. No Rio de Janeiro o primeiro hotel de classe internacional foi inaugurado em 1816 pelo francês Louis Pharoux. E o marco da hotelaria carioca veio com a inauguração de dois hotéis que existem até hoje: Hotel Glória, em 1922, e no ano seguinte, o Copacabana Palace.
Notamos que a hotelaria já passou por alguns altos e baixos na década de 1940, mas os incentivos do governo fizeram a hotelaria crescer.
Em 1970, a criação da Embratur (Empresa Brasileiro de Turismo), aliada a incentivos fiscais alavancou ainda mais o mercado nessa época, surgindo os primeiros flats em São Paulo.
Momento importante para o fortalecimento das redes de luxo no país. Desde as primeiras hospedarias até os hotéis mais sofisticados, um ponto comum, que vai além das razões econômicas, permeou o desenvolvimento e a consolidação do mercado hoteleiro no Brasil. Atualmente o mercado encontra-se em momento de expansão, formar-se em hotelaria e turismo não constitui modismo de ocasião. Quem quiser estudar hotelaria tem muitas opções de cursos espalhados em todo o país.
No Brasil os cursos superiores de turismo em nível de graduação são muito recentes e datam dos anos 70. Em 1971, surge o primeiro curso de nível superior criado por uma instituição de ensino privado a Faculdade de Turismo do Morumbi, o primeiro curso superior de administração hoteleira foi criado pela Universidade de Caxias do sul em