Aula 01
Breve história dos meios de hospedagem no Brasil e no mundo
Ana Paula Garcia Spolon
Meta da aula
Apresentar como os meios de hospedagem comercial desenvolveram-se no mundo e no Brasil, desde o ponto de vista histórico.
Objetivos
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
1
identificar os vários ciclos de desenvolvimento da hospitalidade comercial, no mundo e no Brasil;
2
descrever a importância de os meios de hospedagem acompanharem o desenvolvimento histórico da humanidade, atendendo às necessidades de cada época e de cada lugar e adaptando-se aos diferentes contextos sociais, políticos, culturais e econômicos.
Aula 1 • Breve história dos meios de hospedagem no Brasil e no mundo
Introdução
A origem do conceito moderno de meio de hospedagem
No decorrer do tempo convencionou-se entender hospitalidade como o ato de acolher um estranho, oferecendo-lhe abrigo, segurança e a possibilidade de restauração de suas energias, comumente a partir da oferta de um prato de comida e de descanso.
De acordo com Walker (2001), a palavra hospitalidade vem do francês hospice (que significa, “asilo”, “albergue”, derivado do latim hospitium). Na França, hospice designava o lugar que servia de abrigo aos viajantes – e o mais antigo é o Hospice de Beaune, fundado por Nicolas Rodin em 1443, na Côte de Beaune, em Dijon.
Com o tempo, o conceito e a tipologia dos hospices foi evoluindo, dando origem à hospitalidade comercial, representada pelos meios de hospedagem formais, que genericamente passaram a ser conhecidos como hotéis e a designar como hotelaria o segmento do setor de serviços relativos à hospedagem comercial.
Nos dias atuais, há um problema básico de nomenclatura no que diz respeito a meios de hospedagem, pois, genericamente, dá-se preferência ao uso do termo “hotel” para designar os meios de hospedagem em geral. Entretanto, a palavra “hotel” refere-se a apenas parte dos meios de hospedagem existentes. Há outras tipologias, como motéis, hotéis-fazenda, etc., de