História da hotelaria no brasil
A hotelaria no Brasil inicia-se logo após a chegada dos portugueses em terras brasileiras. Tendo a necessidade de abrigarem viajantes surgiram as primeiras hospedarias exploradas por portugueses. Só era um negócio lucrativo a não ser para poucos empreendedores localizados na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país.
O maior marco da hotelaria brasileira refere-se ao Copacabana Palace Hotel inaugurado em 1923.
Na década de 40 do século XX a rede hoteleira foi beneficiada com incentivos do governo com investimentos significativos na hotelaria e no turismo.
Até 1930, os meios de hospedagem no Brasil eram escassos. A história da hotelaria no Brasil inicia-se, ainda no período colonial quando os viajantes hospedavam-se nas fazendas, conventos, casarões da cidade, em ranchos de beira de estradas.
Nessa época, as famílias possuíam em suas casas o quarto destinado a hóspedes que sempre eram recebidos e alojados.
A partir da década de 30 foram implantados os hotéis – cassino no Brasil que logo fecharam suas portas após a proibição do jogo de azar no país em 46. Em 66 foi criada a EMBRATUR e a partir de então, a hotelaria brasileira conheceu uma nova fase, sobretudo no segmento dos hotéis de luxo, e os maiores hotéis do país que se estabeleceram no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, onde a economia e o turismo eram mais desenvolvidos.
Os primeiros estabelecimentos de hospedagem com o propósito exclusivamente comercial surgiram no final da Idade Média na Europa. Eram as tabernas e as pousadas.
As pousadas eram públicas com fins lucrativos, localizadas em povoados onde se ofereciam alimentos, bebidas e albergues a viajantes, cavaleiros e carruagens.Tabernas eram localizadas nas estradas. Nesses abrigos, os hóspedes eram obrigados a cuidar da própria alimentação, da iluminação (velas, lampiões, etc.) e das roupas de dormir. De acordo com GONÇALVES; CAMPOS (1999), o desenvolvimento das estradas por toda Europa e o crescimento