histeria
1- Faça uma descrição de sintomas histéricos na perspectiva da psicanálise. Destaque TRÊS exemplos de novas configurações histéricas na contemporaneidade. Justifique a resposta.
2- Relacione os três exemplos descritos na questão de nº. 1, com o “Caso Dora”, a fim de ressaltar as aproximações e/ou diferenças dos sintomas histéricos. Justifique a resposta.
3- Aponte uma descrição do perfil comportamental dos familiares de “Dora”, e destaque a transgeracionalidade, ou seja, o enlace comportamental entre as gerações. Justifique a resposta.
4- Explique o processo de transferência e contratransferência no setting psicanalítico, para destacar o que o paciente deve buscar de retorno na sua análise. Justifique a resposta.
5- Descreva algumas características do objeto de estudo da psicanálise, para ressaltar a postura profissional a ser adotada pelo analista no setting psicanalítico freudiano. Justifique a resposta.
RESPOSTAS
1) Faça uma descrição de sintomas histéricos na perspectiva da psicanálise. Destaque TRÊS exemplos de novas configurações histéricas na contemporaneidade. Justifique a resposta.
Distúrbios sensorias (podem afetar os órgãos do sentido) – Altera a visão; diminuição da audição, surdez, etc.
Distúrbios da sensibilidade - Dores localizadas, enxaquecas, anestesias de uma determinada região do corpo, etc. Paralisias - Pode exitir a hemiplegia histérica, afetando somente o braço e perna do mesmo lado; pode haver uma contratura dos músculos faciais e da língua. A paralisia pode também afetar somente segmentos de um membro, como a mão por exemplo. Podem existir paralisias quanto a funções, por exemplo, andar e manter-se de pé. As paralisias histéricas se distingue das orgâncias por limitarem- se a uma determinada parte do corpo.
2) Relacione os três exemplos descritos na questão de nº. 1, com o “Caso Dora”, a fim de ressaltar as aproximações e/ou