a importancia do jogo na vida do individuo
Os jogos são classificados por faixa etária, por área de desenvolvimento, por tipo de estímulo, pela origem, pela utilização ou não de objetos etc. Existem, também, os Jogos Tradicionais, que aprendemos com nossos pais e avós. Esses jogos não foram extraídos de livros, nem ensinados por professores, mas transmitidos pelas gerações anteriores a nossa ou aprendidos com nossos colegas. São os jogos que aconteciam na rua, no parque, na praça, dentro de casa ou no recreio da escola.
Estudiosos da matéria que se aprofundaram nos Jogos Tradicionais os definiram de diversas formas. Florestan FERNANDES, em sua obra Folclore e Mudança Social na Cidade de São Paulo, faz uma análise muito interessante, ao afirmar que através do "folguedo folclórico" a criança não só "aprende algo", como adquire uma experiência societária de completa significação para o desenvolvimento da sua personalidade.
Segundo IVIÓ, o Jogo Tradicional infantil é a produção espiritual do povo, acumulada através de um longo período de tempo. Esses jogos mudaram no processo do esforço criativo coletivo e são anônimos. A forma de criação e o mecanismo de transmissão são os dois critérios que distinguem os Jogos Tradicionais.As crianças aparecem como transmissoras desses jogos, ajudando a explicar o fato de os Jogos Tradicionais terem sobrevivido por séculos e de seremsemelhantestodomundo.
O Jogo é um organismo vivo e a sua pesquisa dirige-se aos Jogos Tradicionais que vivem nas crianças todo dia e que constituem, junto com as criações verbais das mesmas, um folclore infantil separado que integra a sua vida social.O Jogo Tradicional é memória,