Brincar na Educação Infantil
Resumo: Através do lúdico o pedagogo tem a oportunidade de trabalhar com aspectos físico, afetivo, cognitivo e social, favorecendo o intercâmbio de aprendizagem entre os alunos e principalmente estimulando a criatividade. Constituiu-se como objetivo desta pesquisa a investigação do brincar dentro da Educação Infantil, a busca pela identificação da contribuição do pedagogo para a formação da criança através dos jogos e a compreensão de como se dá a aprendizagem a partir do lúdico. Assim comprovou-se que é possível construir conhecimento com as crianças de forma lúdica.
Palavras-Chave: Jogos. Brincadeiras. Educação Infantil.
Introdução
Este estudo postula sobre a importância do ato de brincar durante a educação infantil. Sabemos que, através da brincadeira a criança desenvolve suas estruturas cognitivas e formula novas hipóteses, assim à medida que interage com seus colegas o indivíduo vai se conhecendo melhor. Nos momentos lúdicos a criança compreende como os outros pensam e agem a partir daí, troca ideias com os amigos aprendendo novos conceitos e transmitindo os já conhecidos para os pares educativos.
Esta pesquisa teve por objetivo compreender de que forma se dá a aprendizagem através de atitudes lúdicas na Educação Infantil, pois é visível o gosto dos indivíduos nesta fase escolar por jogos e brincadeiras. No entanto, buscamos direcionar pedagogicamente o ato de brincar para que ocorram novas situações educativas em sala de aula.
É importante estudos nesse campo do desenvolvimento, pois a partir dos jogos e das brincadeiras os indivíduos encontram a possibilidade de descobrir e experimentar novas sensações e adquirir diversas experiências em diferentes contextos com propósitos diversos. O brincar na infância não é apenas um momento de prazer aleatório, ele constitui-se em um momento eficiente de aprendizagem através da experimentação. A criança ao adentrar na brincadeira, através da imitação, assume diversos