Segurança e Auditoria de Sistemas
Segurança e Auditoria de Sistemas
Aluno: Júlio César Matricula: 8484
Exercícios
1 – A internet avança praticamente todos os dias trazendo uma série de inovações, benefícios e oportunidades. Mas esses avanços trazem muitas brechas criando oportunidades para pessoas mal-intencionadas abusarem disso. Ultimamente estamos usando a internet para acessar nosssas contas bancárias, e qualquer falha de segurança nesse processo pode nos expor.
2 – A partir do momento em que nos conectamos à internet, passamos a correr o risco de ter nossos computadores invadidos e/ou infectados por algum virus.
3 – Primeiramente é muito importante possuir um programa de anti-virus no computador e manter sempre atualizado, o firewall também nos da um nivel a mais de segurança.
4 – Sim, mantenho meu anti-virus sempre atualizado e evito abrir links de emails desconhecidos.
5 –
•Barreira 1: Desencorajar – Um aviso no estabelecimento, como por exemplo: “Olá, você está sendo filmado. ”
•Barreira 2: Dificultar – Adoção de controles que irão dificultar o acesso indevido. Exemplo: Alarme, detector de metal, senhas, criptografia, etc..
•Barreira 3: Discriminar – Recursos que permitam identificar e gerir os acessos, definindo niveis de acesso. Exemplo: Apenas um grupo de empregados terá acesso ao banco de dados e aplicações de computador.
•Barreira 4: Detectar – Dispositivos que sinalizem e alertem os gestores de segurança de situações de risco, como por exemplo uma tentativa de invasão, virus, copia e envio de informações sigilosas, etc..
•Barreira 5: Deter – O acionamento dessa barreira, é um sinal de que as barreiras anteriores não foram suficientes para conter a ação de ameaça. Sua função é impedir que essa ameaça atinja os ativos que suportam o negócio, com medidas de detenção(bloqueio de acesso físico e lógico).
•Barreira 6: Diagnosticar – Considerada como a barreira mais importante. É o elo de ligação com a primeira barreira, criando um movimento