implante monografia
LORENNA BATISTA DE CASTRO LEITE
AVALIAÇÃO DA PERDA DE INSERÇÃO PERIODONTAL EM PACIENTES FUMANTES NO HORPITAL ESCOLA – FACIMP
Imperatriz
2013
LORENNA BATISTA DE CASTRO LEITE
AVALIAÇÃO DA PERDA DE INSERÇÃO PERIODONTAL EM PACIENTES FUMANTES NO HORPITAL ESCOLA – FACIMP
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de odontologia da Faculdade de Imperatriz, como requisito para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.
Orientador (a): JULIUS CEZAR COELHO MORAIS
IMPERATRIZ 2013
Sumário
1.0 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
1.1 TEMA
Estudo da doença periodontal associada a pacientes fumantes.
1.2 PROBLEMA
Identificar como o fumo age na agressão aos tecidos de proteção e sustentação da cavidade bucal, desencadeando assim as principais alterações da doença periodontal, aumentando sua progressão, severidade e dificuldade de tratamento.
1.3 HIPÓTESE
O principal fator etiológico da doença periodontal é o biofilme bacteriano, entretanto, a susceptibilidade de cada individuo a doença depende do seu sistema de defesa. Os neutrófilos são a primeira linhas de defesa do organismo e embora vários estudos relatem um maior número de neutrófilos na circulação periférica dos fumantes, a sua função está prejudicada ou até mesmo diminuída, onde os mesmos apresentam uma menor quimiotaxia, fagocitose e aderência. Além disso tem sido demonstrado que a nicotina tem um efeito apoptótico nesta linha de defesa o que pode ser importante para a patogênese da doença periodontal,uma vez que a morte prematura dessas células pode facilitar a contaminação bacteriana.
Em resumo a maioria dos estudos relatam que os fumantes apresentam maior profundidade de bolsa periodontal, perda de inserção clinica, recessão gengival e consequentemente maior perda dentária devido a associação com o tabaco. O tratamento desses pacientes se faz