solo
Solo é a camada superficial da crosta terrestre caracterizado por material friável fruto da decomposição das rochas. É a camada onde se desenvolve a camada vegetal.
Pela Geografia é um meio da produção dos quais é a base da economia de muitos países, sobretudo os subdesenvolvidos.
http://www.dicionarioinformal.com.br/solo/
Existem definições distintas quando se fala de solo, abaixo estão listados alguns exemplos destas definições segundo as diferentes áreas:
Engenharia Civil: Material escavável, que perde sua resistência quando em contato com a água;
Agronomia: Camada superficial de terra arável, possuidora de vida microbiana;
Arqueologia: Material no qual se encontram registros de civilizações e organismos fósseis.
Geologia: Produto do imtemprimismo físico e químico das rochas. http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/solo.html 2. Poluição dos solos
O uso da terra para centros urbanos, para as atividades agrícola, pecuária e industrial tem tido como consequência elevados níveis de contaminação. De fato, aos usos referidos associam-se, geralmente, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo e águas, deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos, lixeiras, aterros sanitários não controlados, deposições atmosféricas resultantes das várias atividades. Assim, ao longo dos últimos anos, têm sido detectados numerosos casos de contaminação do solo em zonas urbanas e rurais.
A contaminação do solo tem-se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que, geralmente, a contaminação interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública. http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/poluicao_do_solo.htm 1. Introdução
Solo é a camada superficial da crosta terrestre caracterizado por material friável fruto da decomposição das rochas. É a camada onde se desenvolve a camada vegetal.