jogos recreativos na ed. infantil
A presente monografia aborda um tema relevante para a Educação Infantil, os Jogos recreativos na educação infantil. Com o objetivo de mostrar que os jogos recreativos são atividades que estimulam e são capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional de nossos educandos, percebemos a importância destes jogos no universo escolar.
A realidade vivida nas instituições de ensino quanto a prática do jogo recreativo, busca elaborar uma proposta que viabilize uma educação que respeite as características dos educandos, considerando-as como um alicerce para um trabalho educativo mais eficaz.
É através dos jogos recreativos que o educando tem oportunidades de desenvolver uma comunicação maior, criando assim, um diálogo entre seu mundo e o mundo dos adultos, onde o mesmo estabelece um vínculo com sua auto-estima, criando uma relação consigo mesmo e com os outros.
Ao utilizar os jogos recreativos na educação infantil, significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem, condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade motivadora, sendo assim, os jogos não podem ser vistos apenas como forma de divertimento, mas como meio que contribuem e enriquecem, para o desenvolvimento do educando.
INTRODUÇÃO
Os Jogos recreativos, na educação infantil, propiciam aos participantes uma forma de socialização mais leve, entendendo com facilidade o verdadeiro espírito de grupo, despertando assim, novas formas de expressão.
O brincar significa uma reorganização da prática pedagógica desempenhada pelo educador, prática essa, que deve-se levar em conta, como os novos moldes da educação infantil. Absorver o brincar, através dos jogos recreativos como instrumento para o desenvolvimento do educando.
O jogo recreativo, e a maneira como o educador irá aplicar, podem estimular o psicológico, intelectual, emocional e físico-motoro do educando. Através dos