Hist Ria Da M Sica 1
Acredita-se que na pré-história a música fosse imitação de sons e ruídos da natureza, grunhidos e gemidos. Tal quais as gravuras rupestres eram feitas para que tivesse sucesso na caçada, acredita-se que o homem pré-histórico imitava os sons da natureza como forma de se proteger, por exemplo. Como a arte na pré-história está sempre ligada ao místico, acredita-se que música também tenha essa ligação.
Acredita-se também que a música era utilizada nos rituais funerários.
Há achados arqueológicos que datam do período pré-histórico que mostram instrumentos que provavelmente eram utilizados nestes rituais, assim como pinturas rupestres de homens com o que parecem ser instrumentos musicais.
2) A Grécia foi fundamental para o desenvolvimento da cultura ocidental. Tendo em vista o nosso conhecimento da prática musical desta sociedade, elabore sucintamente um texto sobre os principais aspectos do legado musical grego que você conheceu ao longos das nossas aulas.
Vários pensadores gregos contribuíram para a formação da teoria musical grega. Dentre os vários pensadores, temos Pitágoras que descobriu a relação da matemática dos principais intervalos da escala musical. A música grega exerceu forte influência sobre a música de Roma. A música entre os Romanos só ganha destaque quando a Grécia fica sob seu poder. Entre os principais legados deixados pela Grécia antiga estão o sistema de modos e noções de harmonia e desarmonia. A música sempre esteve muito presente na sociedade grega. Presente em festivais, nas batalhas e nos campos, nas festividades em geral. Era considerada como remédio para o corpo e alma. A música fazia parte do ensino regular. Platão já escrevia sobre a importância do ensino de música para a juventude.