Islamismo
A Mentalidade Islâmica
C.E Princesa Isabel
Petrópolis, 30 de março de 2015
Disciplina: Geografia
Professora: Dayana
Curso: 2° ano do EM – Tarde, Turma 2005
Alunas: Bruna Souza e Emely Christo
Temática do Trabalho: O Islamismo
Dois temas principais e seus subtemas que caracterizam esta apresentação:
Costumes (subtema: A mulher na sociedade islâmica);
Religião (subtema: Guerra Santa)
Uma breve introdução
O Islamismo é uma religião monoteísta, revelada pelo último profeta - Maomé (Muhammad) -, nascido em Meca, cidade da Arábia Saudita, em 570 d.C.
A expressão ‘islã’ representa ‘submissão’ e traduz a obediência às regras e aos desejos de Alá. Os que seguem esta doutrina são conhecidos como muçulmanos – os que se submetem a Deus. De acordo com os ritos islâmicos, Maomé obteve das mãos do próprio anjo Gabriel, enviado divino, os preceitos básicos que constituem o Islã – orientações de ordem religiosa, dogmática e moral, organizadas em um livro considerado sagrado pelos muçulmanos, o Corão, que também retrata várias passagens do Antigo Testamento.
Os cinco pilares do islamismo formam a estrutura de vida do seguidor da religião.
São eles:
• Chahada: Pronunciar a declaração de fé, "Não há outra divindade além de Deus e Mohammad é seu Mensageiro".
• Salat: Realizar as cinco orações obrigatórias durante cada dia. Estas que estabelecem uma ligação direta entre Deus e o mulçumano. E como não existem padres, ou pastores, é um sábio do Corão que direciona as orações em Árabe, mas o mulçumano faz seus pedidos no idioma de escolha. Normalmente são feitas no amanhecer, ao meio-dia, no meio da tarde, no cair da noite e à noite. Não é obrigatório orar na mesquita - o ritual pode ser cumprido em qualquer lugar.
• Zakat: Fazer o que puder para ajudar quem precisa, a caridade é uma obrigação do muçulmano, mas deve ser voluntária e, de preferência, em segredo.
• Jejuar durante o mês sagrado do Ramadã, todos os anos. Nesse período, todos os