Hipovitaminose Biologia
As avitaminoses ou hipovitaminoses são uma família de doenças causadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo. Geralmente são devidas a uma alimentação incompleta, mas podem também surgir na sequência de outros problemas de saúde.
Algumas destas doenças, como o escorbuto (deficiência de vitamina C), provavelmente a primeira avitaminose conhecida, podem ser tratadas apenas com suplementos vitamínicos.
A hipovitaminose, também denominada avitaminose, é definida como a falta de vitamina no organismo. Geralmente é causada devido a uma alimentação incompleta, mas pode surgir após determinados problemas de saúde.
Ela pode ser causada por uma dieta pobre em alguns nutrientes como o ferro, da vitaminas A, do complexo B, C, D, E, K.
A hipovitaminose pode gerar disturbios e falta de crescimento nas crianças. A melhor maneira de combater a hipovitaminose é ter uma dieta equilibrada comendo de tudo um pouco.
Não deve-se deixar de comer nenhum alimento, dando preferência por aqueles mais saudáveis como verduras, legumes e frutas evitando os fast food e comidas gordurosas.
Hipovitaminose A
É causada pela deficiência de vitamina A levando a problemas como cegueira noturna, xeroftalmia, queratomalácia, infecções secundárias, modelação óssea defeituosa, hidrocefalia, cálculos renais, imunodepressão, diminuição do crescimento, entre outros.
A Hipovitaminose A é a deficiência de Vitamina A em nível dietético, bioquímico ou clínico, com repercussões sistêmicas que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos. O termo mais atual, usado em substituição a Hipovitaminose A, é Deficiência de Vitamina A.
Nictalopia - Cegueira noturna, ou seja, incapacidade de ver bem quando há falta de luz, causada por uma função deficiente dos bastonetes.
Hemeralopia - Cegueira diurna, causada por uma função deficiente dos cones.
Xeroftalmia - Endurecimento da córnea, tornando-a semi-opaca e prejudicando a visão. Não só a visão é