trabalho de bioquimica completo
Conceitos gerais
A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelos estudos das estruturas, da organização e das transformações que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e a reprodução dos organismos vivos. Ela é voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como: proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e outras biomoléculas.
Composição química dos seres vivos
A constituição da matéria viva é feita principalmente por moléculas orgânicas e uma parcela de moléculas inorgânicas, as moléculas orgânicas são aquelas que contém o elemento carbono (salvo algumas exceções, como o dióxido de carbono (CO2), já as moléculas orgânicas são as que o principal constituinte é o elemento carbono.
Água
A água (H2O) é uma molécula inorgânica muito importante e é a mais abundante, pois corresponde à quase metade de toda a constituição da matéria viva da natureza. Ela compõe mais 70% de nosso organismo e está presente em inúmeras reações de origem e manutenção da vida. Sem a água também não haveria transporte de oxigênio do sangue e os nutrientes até as células. Ela está presente também na manutenção das plantas, pois sem a água não haveria o processo de fotossíntese que realiza a nutrição vegetal.
Aminoácidos
Os aminoácidos são moléculas que possuem em sua estrutura as funções amina e ácido carboxílico. Estes compostos possuem caráter anfótero, o que significa que são ácidos e básicos ao mesmo tempo, se comportando de acordo com o meio e com o processo ao qual são submetidos. Sua acidez é provocada pelo grupo ácido carboxílico (-COOH) e a basicidade provocada pelo grupo amina (-NH2).
A estrutura efetiva de um aminoácido depende do meio e do estado físico no qual se encontra. No estado sólido o aminoácido se encontra na forma