1111111111
1 Introdução 2
1.1 Justificativa 3
1.2 Objectivo geral 3
1.3 Objectivos específicos 3
1.4 O estudo da contabilidade como ciência é relevante? 3
2 Revisão de literatura 4
2.1 Conceito relacionados com a contabilidade como conhecimento 4
3 Confrontação teórica 5
A Contabilidade como Ciência Social 5
O Património objecto da Contabilidade 5
4 Metodologia 7
5 Conclusão 8
1 Introdução
A Contabilidade é um campo do conhecimento que acompanha a humanidade desde os seus primórdios, sendo que o ato de contabilizar eventos é tão antigo quanto a escrita, conforme evidências arqueológicas.
As Ciências Contábeis não possuem carácter meramente contemplativo e não devem se restringir ao campo da chamada "beleza intrínseca", mas voltar-se também para propósitos e questões de natureza prática e utilitária.
Houve grandes mudanças sociais, económicas e políticas ao longo dos séculos, assim como inovações, descobertas e quebra de paradigmas nas diversas áreas do conhecimento científico.
A Contabilidade, ante o cenário de grandes transformações ocorridas na sociedade como um todo, ainda é alicerçada pelo conservadorismo e pela convenção da Objectividade, fundamentando-se nos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos.
1.1 Justificativa
No mundo actual, com as exigências, as questões administrativas, contábil e financeira tornaram-se algo primordiais no estudo científico da contabilidade.
O enquadramento da Contabilidade, como ciência, deveu-se ao fato da mesma atender a todos os requisitos necessários para tal qualificação, ou seja, ter objecto próprio, método específico, finalidade determinada, teoremas, teorias, hipóteses, tradição etc.
Sendo assim há uma necessidade de abordar este tema de forma a entender a contabilidade como ciência ou conhecimento uma vez que esta apresenta uma elevada relevância na vida de um académico.
1.2 Objectivo geral
Estudar a contabilidade como ciência ou conhecimento e dar a conhecer a contabilidade no âmbito de disciplina científica das