1111111111
O aquecimento do mercado brasileiro de data centers estimulou a IBM a trazer para o País uma solução, que permite às companhias terem centros de dados móveis, sem a necessidade da construção de obras civis. A novidade é o Data Center Portátil e Modular (PMDC, da sigla em inglês Portal Modular Data Center), que funciona instalado no contêiner e pode ser transportado para qualquer lugar. Porém, a IBM não está sozinha nessa área. Empresas como HP e Oracle, dona da Sun, também contam com soluções de data centers móveis e devem disputar esse mercado no Brasil.
Lançado nesta quinta-feira, 12/5, no Brasil, o data centers “in a box” da IBM já é utilizado na Europa e Estados Unidos como alternativa para infraestrutura de TI temporária e necessária para grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. O PDMC é construído em contêiner de 3, 6, 12 e 16 metros quadrados, sendo que a versão mais simples, que comporta quatro servidores blade pode ser montada em até 14 semanas. O custo não foi revelado pela IBM.
Segundo o executivo de serviços de data center da IBM Brasil, Flávio Duarte, o PDMC tem capacidade para oferecer um centro de dados completo em ambiente de alta densidade baseado nas melhores prática de mercado. No espaço compacto, é possível abrigar servidores, sistemas de energia e de refrigeração, que podem ser separados por módulos ou portas. Além da vantagem de dispensar obras civis, Duarte destaca que o data center móvel ocupa metade do espaço físico de um centro convencional e consome até 77% menos energia que os projetos tradicionais. São características que, segundo a IBM, ajudam a reduzir os custos operacionais.
O público-alvo da IBM com essa solução companhias do setor de mineração, petróleo, construção civil, de mídia, organizadores de eventos e órgão de governo. Um dos usuários dessa tecnologia, por exemplo, é o Exército dos Estados Unidos para permitir levar centro de processamento de dados para os