HIPOTÁLAMO - MECANISMO DA FOME
CONTROLE DA INGESTÃO ALIMENTAR
INTRODUÇÃO
O Hipotálamo é uma estrutura que corresponde a menos de 1% do volume do cérebro, mas por onde passam várias fibras que controlam, que coordenam o funcionamento do organismo no sentido da homeostasia. Então as principais funções do hipotálamo estão relacionadas à fome, sede, assim como à saciedade. O hipotálamo contém circuitos neuronais que estão envolvidos com a variação das emoções. Faz parte do sistema límbico. Então, temperatura, freqüência cardíaca, pressão arterial, fome, sede e a sexualidade passam pelo controle do hipotálamo.
É composto de várias áreas na base do cérebro. Ele tem o tamanho de uma ervilha (cerca de 1/300 do peso total do cérebro), mas é responsável por alguns comportamentos muito importantes para o indivíduo. Uma das funções do Hipotálamo é o controle da temperatura corporal, funcionando como um "termostato". Assim, se a temperatura corporal estiver alta, o Hipotálamo faz com que os capilares que passam pela pele aumentem de diâmetro, permitindo que o esfriamento do sangue. O Hipotálamo também controla a hipófise, que por sua vez controla o sistema endócrino.
O hipotálamo, apesar de seu tamanho relativamente pequeno, controla uma série de funções vitais. No sistema autônomo, o hipotálamo estimula os músculos lisos (vasos sangüíneos, estômago, intestino) e recebe impulsos sensoriais dessas áreas. Também apresenta importante papel na regulação de hormônios, temperatura corporal, glândulas adrenais e muitas outras atividades vitais. O hipotálamo é o intermediário do cérebro em traduzir as emoções em respostas físicas. Quando sentimentos intensos como raiva, medo, prazer e excitação são gerados na mente, o hipotálamo envia sinais para as mudanças fisiológicas através do sistema nervoso autônomo e através da liberação de hormônios da glândula pituitária. Sinais físicos de medo ou excitação como aumento dos batimentos cardíacos e respiração ofegantes são gerados no