Sobre A Obesidade
Segundo artigo do jornal ‘The Lancet’, uma pesquisa sistemática foi feita pela ‘Global Burden of Disease’, avaliando o período entre 1983 a 2013, entre crianças e adultos, e percebeu-se que o número de pessoas acima do peso e obesas atingiu cerca de um terço da população do mundo.
A revista Veja (abril, 2014), aproveitou os dados publicados para enfatizar a situação crítica que se encontra o país diante de sua colocação mundial. No caso, o quinto no ranking das medidas acima do que é considerável saudável.
Segundo o Ministério da Saúde Brasileiro (2011), a população brasileira tem se alimentado de forma inadequada, elevando assim, os índices de pessoas acima do peso e para a obesidade.
Fig. 01 - Prevalência do Sobrepeso e Obesidade em Idade Igual ou Superior á 20 Anos.
Fonte: Ng. M et al, Lancet, Maio, 2014. Prevalência do Sobrepeso e Obesidade em Idade Igual ou Superior á 20 Anos. Disponível em: http://www.epccs.eu/d/325/prevalence-of-overweight-and-obesity-showed-continued-increase-over-past-33-years. Acessado em: 27 set. 2014.
Fig. 02 - Prevalência do Sobrepeso e Obesidade em Idade Abaixo de 19 Anos.
Fonte: Ng. M et al, Lancet, Maio, 2014. Prevalência do Sobrepeso e Obesidade em Idade Abaixo de 19 Anos. Disponível em: http://www.epccs.eu/d/325/prevalence-of-overweight-and-obesity-showed-continued-increase-over-past-33-years. Acessado em: 27 set. 2014.
Mas ninguém se preocupa com dados estatísticos quando se está com fome e nem todas as pessoas se preocupam com o que come quando está com fome ou mesmo se a fome está relacionada com algum problema de saúde seja ele físico, ou mental.
Na opinião de Damiani Durval, Damiani Daniel e Menezes Filho (2010), devido ao estilo de vida moderno, toda a mudança de ambiente e a vida que a pessoa está levando, associados às respostas fisiológicas, podem ocasionar a obesidade. Ele acresce que apenas os fatores genéticos, não levam a pessoa á obesidade, mas a predispõe.
Halpern, Rodrigues e