Trabalho de biologia
Quando o organismo é invadido por microrganismos patogênicos (vírus, bactérias, fungos) e esses invasores conseguem se desenvolver e reproduzir, há o início de uma infecção. Geralmente, as infecções se mantêm locais, ou seja, acometendo apenas uma região específica. No entanto, essa infecção pode ser tornar sistêmica quando o patógeno consegue se disseminar e atingir as demais localidades do corpo, dando origem, assim, uma septicemia.
A septicemia é uma infecção generalizada considerada grave, que começa numa região do corpo e se espalha por meio da corrente sanguínea, daí o nome septicemia (do grego, septikos, que gera putrefação, haíma, sangue). Nesse quadro, os agentes infecciosos contaminam o sangue, utilizando-o como “meio de transporte” e infectando outras regiões do corpo. Os principais microrganismos causadores da septicemia são as bactérias provenientes de infecções do trato urinário, pneumonia e miningite.
Tratamento de Infecção generalizada :
O tratamento para a infecção generalizada é feito com a toma de medicamentos antibióticos; antiinflamatórios; reposição de líquidos, uso de medicamentos para regularizar a pressão arterial, sendo quase sempre necessário tomar as medidas de suporte de vida. Isto é, ligar o paciente a aparelhos em unidade de tratamento intensivo
Sintomas da infecção generalizada
Febre alta ou grande queda da temperatura;
Fraqueza;
Calafrios;
Queda brusca da pressão arterial;
Enjôo;
Tremores;
Vômito;
Diarreia;
Ínguas;
Erupções na pele;
Taquicardia.
Causas da infecção generalizada
A causa da infecção generalizada é a contaminação do sangue com bactérias, fungos ou outros microorganismos provenientes de algum foco infeccioso. Geralmente a infecção inicia-se nos pulmões devido a uma pneumonia ou nos intestinos, mas pode começar em qualquer outro local do corpo.