Resumo do artigo: neuropsicologia : a expressão comportamental dos processos mentais
O artigo ressalta aspectos relativos a uma avaliação neuropsicológica e discute possibilidades de aplicações do conjunto de técnicas, observações e avaliações ao campo da Neuropsicologia.
Rao, segundo o artigo estabelece uma distinção entre a Neuropsicologia humana e a Neuropsicologia clínica. Segundo ele a 1º é multidisciplinar, envolvendo especialistas das Neuociências em geral: enquanto a Neuropsicologia clínica é tipicamente praticadas por psicólogos clínicos.
Luria, segundo o artigo, define Neuropsicologia como a ciência que estuda a expressão comportamental das disfunções cerebrais. Logo, trata-se de uma especialidade que aborda as relações entre funções cerebrais e comportamento.
Questões básicas de pesquisa,podem ser bem mais exploradas através da escolha de pacientes com um único distúrbio neurológico, cuja patologia seja bem circunscrita.
Pacientes com lesões muito parecidas podem demonstrar casos extremamente diversos, quer seja por seus aspectos filogênicos ou por seus aspectos ontogênicos. Damásio diz que as mesmas pequenas variações que marcam e individualizam as faces das pessoas estão presentes, ou se repetem, em seus cérebros.
1. Avaliação
A avaliação neuropsicológica visa caracterizar de maneira mais compreensiva o status cognitivo e emocional do paciente. Objetiva correlacionar as funções preservadas e as prejudicadas, na tentativa de compreender como a lesão cerebral afeta a realização das atividades de vida diária e o desempenho escolar e vocacional.
A partir da década de 60, com a proliferação dos procedimentos mais especializados, os clínicos começam a expandir seu papel para localizar lesões nos hemisférios cerebrais. Na década de 80, foi presenciada uma mudança de ênfase da avaliação neuropsicológica, voltando-se para uma caracterização mais compreensiva do status do paciente. Portanto,a questão deixou de ser” Onde está a lesão?”, e