Comportamento alimentar
Curso: Pedagogia 1° ano vespertino
Disciplina: Biologia Educacional
Comportamento
Alimentar
União da Vitória, 08 de abril de 2013.
Os processos vegetativos básicos dividem-se em três categorias: metabolismo, reprodução e integração humoral. A base da sobrevivência dos organismos vivos deve-se ao metabolismo. Enquanto que a reprodução é a responsável pela manutenção hereditária das espécies e a integração humoral permite que os organismos realizem várias atividades através de uma coordenação.
A teoria periferalista do comportamento alimentar no início do século, considerava que a fome era causada por reações periféricas devido à contrações do estômago. Mas com o passar dos anos foram surgindo evidências contrárias à essa teoria.
Foi através da teoria centralista com experimentos que demonstram que o hipotálamo exerce um controle no comportamento alimentar. Essa complexa estrutura regula ativamente o apetite dos mamíferos devido à dois núcleos que a compõe: o hipotálamo ventromedial(HVM) e o hipotálamo lateral(HL), conhecidos como centro da saciedade e centro da fome. Um das principais causas na síndrome do HVM é a obesidade que é a lesão provocada pelo aumento na ingesta de alimentos e no peso corporal.
Os elementos que controlam o peso corporal através de uma avaliação em termos de modelo hipotalâmico similar ao de controle hipotalâmico, podem alterar o peso após um certo período devido ao excesso diário na ingesta de calorias e assim o organismo fornecer sinais de feedback (sinais que o cérebro manda ao organismo), que controlam o apetite e o metabolismo constantemente.
A Via nigroestriatal dopaminérgica é um fator que atua junto ao hipotálamo na regulação do apetite. É um controle exercido pelo hipotálamo lateral sobre o comportamento alimentar devido à fibras nigroestriatais dopaminérgicas de passagem pelo hipotálamo lateral em direção ao estriado. O controle