Obesidade e atividade física
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
AMANDA SANTIAGO
HELLIANE SILVA
SIMÃO ELARRAT
RODRIGO PIGNATÁRIO
WALLACY RODRIGUES
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
BELÉM – PA
2013
AMANDA SANTIAGO
HELLIANE SILVA
SIMÃO ELARRAT
RODRIGO PIGNATÁRIO
WALLACY RODRIGUES
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Trabalho acadêmico válido como parte da 1ª avaliação da disciplina Biologia Aplicada a Educação Física do Curso de Educação Física da UEPA sob a orientação do professor Dr. Rosivaldo Sacramento Caldas.
BELÉM – PA
2013
Introdução
A obesidade e uma doença crônica, incurável, ocasionada por um desequilíbrio no metabolismo dos carboidratos e gorduras. Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde, a obesidade tornou-se uma epidemia mundial em 1997. Este aumento de prevalência esta nitidamente associada com a mudança de estilo de vida, e podemos citar como exemplo o sedentarismo, o êxodo rural, o fenômeno de modernização e o stress. A obesidade e o maior fator de desenvolvimento do Diabetes tipo II e esta associada a importantes fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Obesidade A obesidade é resultado de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias que é ingerida e a que é gasta, provocando um excessivo acúmulo de gordura que extrapola os níveis físicos e psicológicos da pessoa. É uma doença crônica, progressiva, fatal, geneticamente relacionada e caracterizada não só pelo acúmulo excessivo de gordura, mas pelo desenvolvimento de outras doenças como doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras. Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade já atingiu características de epidemia, afetando atualmente cerca de um bilhão de adultos em todo o mundo. Destes, estima-se que pelo menos 300 milhões de pessoas possam ter obesidade mórbida. O que contribui para esses caracteres de epidemia é: