Atividade física X Obesidade
Conceito da obesidade e riscos
A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal, que se não for tratada, pode levar a graves problemas de saúde, como colesterol alto, hipertensão e diabetes. Ultimamente tem crescido o número de crianças obesas e o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Para prevenir a obesidade, os pais devem incentivar os filhos a uma dieta saudável o quanto antes para as crianças criarem o habito, evitando que elas fiquem acima do peso.
A criança tem que se sentir bem consigo mesma, para construir sua identidade. Apelidos de mal gosto podem fazer com que se tormem anti- sociais, ou entrarem em depressão.
‘’Segundo a POF 2008–09, em 2009, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomendado pela OMS. ‘’
Causas:
A obesidade infantil é grave e deve ser tratada para que a criança creça saudável evitando problemas de saúde no futuro. Ela está relacionada a maus hábitos alimentares, a fatores hereditários e o sedentarismo.
Hábitos ruins
A ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar (bolos, refrigerantes), e pobres em nutrientes e fibras (vegetais e frutas), passaram a fazer parte da rotina alimentar de muitas crianças, e devem ser evitados já na infância.
Sedentarismo
Com a tecnologia atual, muitos meninos e meninas substituíram as brincadeiras ao ar livre, como esconde-esconde, pega pega, futebol e esportes em geral, por computador e jogos de videogames.
Heridietariedade
O peso em excesso pode ser de origem hereditária. Crianças que possuem pai ou mãe obesos tem mais chance de desenvolver a doença.
Se os dois pais da criança são obesos, há 80% de chance, aproximadamente, de ela vir a se tornar obesa.
Disturbios hormonais
A ansiedade e estresse, também pode ser um fator que leva as crianças a comer em excesso.
Tratamentos
Para tratar a obesidade, o paciente deve mudar seu estilo de vida, fazer uma reeducação alimentar, com ajuda de um nutricionista,