Questionário
1. Quem foi Roger Bacon e qual era a sua concepção sobre a natureza e o objeto da ciência natural?
R: Ele foi um filósofo inglês que deu bastante ênfase ao empirismo e ao uso da matemática no estudo da natureza. Estudou na Universidade de Oxford e Paris. Contribuiu em áreas importantes como a Mecânica, a Filosofia, a Geografia e principalmente a Óptica. A filosofia de Bacon é conhecida principalmente pelo destaque dado ao empirismo, teoria que defende que a experiência sensorial é o que produz em nós o conhecimento. Bacon usou também a matemática que para ele era a suprema ciência, para entender a natureza. O método de conhecimento científico deve seguir a ordem de pesquisa iniciada pela observação da natureza, depois o observador deve levantar hipóteses para entender o fenômeno da natureza e por último deve buscar comprovar suas hipóteses através da experimentação. O processo de observação, hipótese e experimentação não têm fim e é aplicado em cadeia de acontecimentos que se relacionam e criam o conhecimento científico. A verdade da ciência se baseia na repetição dos fenômenos observados e para que isso possa ser feito, todo o processo tem que ser detalhadamente descrito. A verdade científica vai surgir através do trabalho de muitas pessoas e vai levar o tempo que esse trabalho demorar. Os erros anteriores serão eliminados pelas pesquisas posteriores e assim a ciência alcança seu progresso.
2. Em que consistiam e qual era o objetivo das Condenações emitidas pelos bispos de Paris na Universidade de Paris entre 1210 e 1277? Quem era o autor mais visado nesse momento?
R: Existiam na Faculdade de Artes, duas orientações divergentes: de um lado Siger de Barbante liderando um grupo de mestres que professavam um racionalismo e um aristotelismo heterodoxo; do outro lado os mestres que adotam um aristotelismo moderado. A censura de 1277 representa um signo revelatório de uma situação