APRESENTA O OBESIDADE INFANTIL C pia
OBESIDADE INFANTIL
Projeto apresentado à Faculdade Zacarias de
Góes, como requisito obrigatório para obtenção da nota da disciplina TCC1, no curso de
Enfermagem, sobe orientação da professora
Gabriela Rodrigues.
PERGUNTA PROBLEMA
Qual o papel do enfermeiro na prevenção da obesidade infantil? HIPÓTESE
Entre os vários problemas encontrados na alimentação infantil, a falta de incentivo para o consumo de uma alimentação saudável e a pratica de algumas atividades físicas, evitando o sedentarismo, que cresce cada vez mais entre as crianças, para suprir adequadamente as necessidades alimentares das mesmas.
JUSTIFICATIVA
O tema abordado ressalta a importância do atendimento prestado pelo enfermeiro para prevenção da obesidade infantil, mas especificamente promovendo a saúde da criança e focando em prevenir futuros agravos adquiridos com a obesidade.
OBJETIVO GERAL
Realizar uma pesquisa de campo acerca da obesidade infantil, onde serão avaliados os fatores de risco que levam as crianças à obesidade. OBJETIVO ESPECÍFICO
Analisar os fatores de risco.
Avaliar a qualidade de vida das crianças. Elaborar um gráfico com os resultados obtidos.
INTRODUÇÃO
Segundo Nettina (2003, p. 651) a obesidade é uma abundancia exagerada das gorduras corporais, resultando em peso corporal de 20% ou mais acima do peso médio para a idade, altura, sexo e estatura corporal da pessoa.
OBESIDADE INFANTIL
Sabe-se que a obesidade é uma doença metabólica, de prevalência crescente, agravada pela exposição á fenômenos comportamentais, culturais, sociais, econômicos, associados a fatores demográficos (sexo e idade) e ao sedentarismo. (BRASIL, 2007)
CAUSAS
Genéticas;
Nutricionais;
Metabólicas;
Endócrinas.
DIAGNÓSTICO
Para saber se uma criança está acima do peso ou com obesidade, é necessário fazer a conta do IMC (índice de massa corporal).
Para adultos, normalmente as medidas são específicas: IMC entre 18,5 e 25 é normal, enquanto acima de 25 já