alimentação complementar
Vamos saber um pouco sobre a primeira alimentação que o RN recebe
O Aleitamento materno:
Dar de mamar é um ato de amor e carinho: Faz o bebê sentir-se querido, seguro. Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento. O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê.
Para que o RN faça uma boa mamada, a mãezinha tem que se prepara esse momento como:
Uma boa alimentação as vezes o leite materno demora até 1 semana para surgir.
SUBSTITUA: alimentos ácidos (abacaxi, etc.). Esses geralmente tornam o leite ácido, fazendo com que o bebê sofra cólicas.
EVITE: condimentos, alimentos industrializados (linguiça, salsicha, sardinha) e frituras.
ABANDONE: completamente o uso de bebidas alcoólicas e fumo, pois essas substâncias serão transmitidas ao bebê através do aleitamento e prejudicarão seriamente sua saúde. Mantenha-se hidratada
TIPOS DE ALEITAMENTO MATERNO Aleitamento materno exclusivo – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
Aleitamento materno predominante – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas.
Aleitamento materno – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros