Cartilha Alimentacao Complementar
Adélia Waquim
Janaira Rodrigues
Jane Fonseca
Karoliny Santos
Marina Bastos
Veridiana Rufino
APRESENTAÇÃO
Em algum momento da vida, o aleitamento materno exclusivo embora muito importante para o desenvolvimento saudável de crianças menores de 2 anos de idade deixa de suprir as necessidades nutricionais totais dos lactentes ,que necessitam de maiores demanda de energia e nutrientes . Assim para que tal necessidade seja adequadamente suprida torna-se necessário o acréscimo dos alimentos complementares. (MANN E TRUSWELL, 2011). A introdução desses alimentos tem o propósito de complementar e não substituir, ou mesmo interferir no tempo do aleitamento materno. O tempo em que os mesmos serão inseridos e o tipo de alimento a ser inserido sofre variações conforme as práticas sociais e os costumes de cada povo .( MANN E TRUSWELL, 2011).
A Organização Mundial de Saúde recomenda a inserção deste tipo de alimentação apenas após os 6 meses de vida dos lactentes ,porém de forma errônea cada vez mais cedo crianças são submetidas a alimentação complementar .Fato que justifica a importância de publicações que prestem maiores informações e esclarecimentos a respeito do tema.
Esta cartilha foi elaborada como material complementar de um projeto da disciplina de Materno Infantil ministrada pela professora Cristiane Fontes da Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF, como o próprio nome sugere abrange as informações básicas sobre o tema alimentação complementar, definindo-o , falando de sua importância e fornecendo ao final receitas fáceis , práticas , de custo acessível e que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento nutricional adequado de crianças menores de 2 anos de idade. Indicada não apenas para mães de crianças nessa faixa etária, mas para todos os profissionais da área de saúde que tem a missão de estimular o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e