documento
Entre tanto esse fenomeno que ocorre na membrana dura apenas alguns poucos milésimos de segundo, que pode ser dividido em fases.
1ª Fase do potencial de Ação:Despolarização. Quando à um estimulo qualquer acontece uma despolarização da membrana, isto é, aumento na permeabilidade aos íons sódio (Na+), onde por sua vez resulta em um maior fluxo de íons Na+ do meio extra celular para o meior intra celular através de sua membrana, por um processo de difusão simples,
Portanto o liquido intracelular se torna rico em quantidade de íons de carga positiva (Cations), apresentando um potencial inverso aquele encontrado nas condiçoes de repouso da celula, desporalizando ainda mais a membrana onde proporciona um aumento na probabilidade de abertura dos canais para Na+, tornando se um ciclo "Feedback positivo"
2ª Fase do potencial de Ação: Repolarização.
Apos o tempo curtissimo da despolarização, ocorre o aumento na permeabilidade aos íons potássio, formando um grande fluxo de íons potássio do meio intracelular para o meio extracelular, por conta do excesso de cargas possitivas encontrada no interio da celula.
Fazendo assim os íons sódio(cations) serem trasportados ativamente para o meio extracelular pela bomba de sódio-potássio, proporcionando ao potencial da membrana voltar a ser negativo, ou seja, mais cargas negativas no interior da celula e mais carga positiva no exterior da mesma.
3ª Fase do Potencial de Ação: Repouso.
É o retorno às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada.Nesta fase a permeabilidade aos íons potássio retorna ao normal e a célula rapidamente retorna às suas condições normais.
Essas são as fases do Potencial de Ação,