Diversos
Aqui constam informações muito importantes sobre como cuidar de sua saúde, da saúde de seu bebê, sobre seus direitos e seus deveres. Você também vai encontrar orientações sobre cuidados necessários durante o pré-natal; as ações do quinto dia após o nascimento do bebê; sobre o aleitamento materno; a alimentação complementar da criança e os direitos da gestante.
Esta cartilha foi escrita com carinho, pela equipe técnica da Secretária de
Estado de Saúde de Minas Gerais. Caso queira, você pode nos enviar sugestões e críticas.
Esperamos que este material lhe seja muito útil.
DIVULGUE AS INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES DESTA CARTILHA PARA OUTRAS GESTANTES E MÃES
Boa leitura!
PRÉ-NATAL É o acompanhamento da gestante para a promoção de sua saúde e da saúde de seu bebê. No pré-natal, podem ser detectados possíveis problemas e prevenir complicações. Assim que você suspeitar que está grávida, procure o serviço de saúde para confirmar a gravidez por meio de exames e iniciar o pré-natal; As consultas do pré-natal serão marcadas, mensalmente, no início da gestação, e com mais frequência no final da gestação; Você não deve ser liberada do pré-natal e as consultas serão marcadas até o nascimento do bebê.
PARTO NORMAL É A REGRA! CESARIANA É A EXCEÇÃO
São muitos os benefícios do parto normal: Recuperação mais rápida; Facilidade de contato precoce da mãe com o bebê; Possibilidade de início mais precoce do aleitamento materno; Menor índice de complicações para a mulher (hemorragia, infecção puerperal, dor após o parto, complicação anestésica); Menor índice de nascimento de bebês prematuros e com problemas respiratórios. Alguns fatores facilitam a vivência do parto normal: Participação em grupos de gestantes e/ou casais