Técnicas de negociação
Centro de Educação à Distância
Superior de Tecnologia em Logística
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Adriano
RA:
Anne
RA:
Efraim
RA:
José
RA:
Luciana
RA:
Santa Cruz/RJ
2012
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
I – Introdução
Este trabalho apresenta uma abordagem clara e sucinta sobre negociação, demonstrando o conceito do tema abordado, os tipos de negociações existentes, as formas corretas e agressivas do ato de negociar, considerando principalmente os pontos relevantes que envolvem esse processo, embasando em roteiro necessário para evitar erros que podem comprometer todo o êxito final da transação.
É uma disciplina que pode ser aprendida, pois possui métodos, mas depende de prática.
Negociamos a vida toda. Desde negociações simples até negociações complexas que envolvem patrimônios e sua vida pessoal e profissional.
Nesta definição é imprescindível que haja um conhecimento detalhado da transação a ser negociada, pois em toda negociação existe uma tensão, gerada por opiniões e interesses divergentes onde há a necessidade de influenciar o comportamento do oponente para se chegar a um acordo razoável utilizando-se do poder e da informação.
Nas negociações onde prevalece a competição é natural que o desfecho seja de um processo de “ganha-perde”, onde uma das partes acaba prejudicada, não alcançando o objetivo desejado, tornando assim impossível outra negociação com o mesmo oponente. Quando existe a cooperação há uma compreensão das necessidades de ambos, que cooperam entre si para alcançar o objetivo proposto e a satisfação mútua gerando um processo de “ganha-ganha”.
Apresentando o estilo do negociador que deve manter uma postura que demonstre habilidade técnica, habilidade interpessoal, conhecimento do negócio e disponibilidade de atender as necessidades durante todo o transcorrer da negociação.
II – Conceitos de Negociação Análise das características de “Negociação” observadas por diversos autores.