Gestão da Informação - Redes Sociais
DISCIPLINA: Gestão da Informação
ALUNO: Bruno Pereira Arruda
Empresas se rendem às redes sociais
A tecnologia aliada ao marketing tem sido um pacote atrativo para as organizações. Quando se fala neste conjunto, estamos nos referindo ao uso das mídias sociais como ferramenta de marketing.
As organizações estão cada vez mais deixando de enxergar as redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn entre outras) como fonte de distração do funcionário em serviço, estão sendo cada vez mais vistas e utilizadas como meio informal de relacionamento com cliente, identificação e mapeamento de mercado e necessidades de clientes e mercados latentes.
Podemos afirmar que as discussões geradas nestas mídias sociais sobre as companhias podem e devem ser usadas de maneira estratégica pois elas se mostram a melhor prática de ouvir e atender o cliente, mantém a marca sempre em evidência e diretamente com o público-alvo do produto. As pesquisas de marketing podem ser melhor direcionadas e dar melhores resultados e mais rápidos e com baixo investimento.
Mas para se dar bem é preciso planejar e ser atuante nestas redes. É preciso estar presente. Antigamente as redes sociais tinham um público bastante restrito, hoje está todo mundo lá, a procura de informações e relacionamentos. Em 2009 a Bovespa começou estudar a estratégia ideal para tirar proveito das redes sociais e popularizar o mercado de ações, entendendo que seu público era restrito. Foi escolhido Twitter, Facebook, Yahoo Respostas e Orkut. Ainda lançaram um aplicativo que simula mercado de ações e ainda estimula a competição.
A Porto Seguro, em 2007, também se lançou nas redes sociais .O primeiro passo foi monitorar as redes sociais. Para isso terceirizou, contratanto uma empresa especializada. Hoje a Porto não terceiriza mais esse serviço, a menos que precise reforçar campanhas específicas, como por exemplo a campanha de Trânsito Gentil, que pregava tolerância no trânsito e o