Solubilidade
Professor:
SOLUBILIDADE (PRÁTICA 7)
Nomes:
Turma:
Rio de Janeiro
2013
Introdução:
Podemos classificar as substâncias por suas propriedades químicas e físicas. As propriedades físicas são as bases para a separação das substâncias, e dentre essas propriedades temos a solubilidade. Solubilidade é a capacidade que uma substância tem de se dissolver em outro, combinando suas moléculas de forma que estas interajam entre si.
Em uma solução estão presentes o soluto e o solvente, onde o soluto está sendo dissolvido e o solvente é o que dissolve. Na solução existe uma quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma quantidade de solvente. Quanto maior for esta quantidade, maior será a solubilidade da substância.
Materiais:
10 Tubos de ensaio
Estante para tubo de ensaio
Becker de 100 ml
Funil
Cadinho
Bico de Bunsen
Tripé de ferro
Suporte universal
Argola
Bastão de vidro
Papel de filtro
Substâncias:
(Solutos)
Cloreto de Sódio (NaCl)
Carbonato de cálcio (CaCO₃)
Enxofre (S)
Glicose (C₆H₁₂O₆)
Álcool Etílico (C₂H₅OH) (Solventes)
Água (H₂O)
Acetona
Objetivo:
Realizar experimentos com intuito de verificação de solubilidade/insolubilidade das diversas substâncias acima citadas.
Procedimento Experimental:
Item A:
Inicialmente foi adicionado água em 5 tubos de ensaios, após isso na capela foi adicionado aos outros 5 tubos restantes acetona (quantidade não especificada).
Após todo esse procedimento, na bancada, foi adicionado cada uma das substâncias (exceto o álcool etílico que foi adicionado na capela) aos tubos de ensaio que continham água e acetona. Misturadas as substancias observamos as diferentes reações, desde a total solubilização de algumas, ate precipitação de outras, e foram anotados os resultados obtidos através da observação.
Item B:
Posteriormente, em um Becker de 100 ml foi adicionado algumas gramas de cloreto de sódio e