Merenda Escolar
FACULDADE DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE - NUTRIÇÃO
CAMPUS- LINS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EM MERENDA ESCOLAR
(ESME)
LILIAN FERNANDA VENTURA PARRA BOCCIA
SETEMBRO/2005
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE - NUTRIÇÃO
CAMPUS- LINS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EM MERENDA ESCOLAR
(ESME)
RELATÓRIO COM AS
ATIVIDADES DENVOLVIDAS
DURANTE O ESTÁGIO
SUPERVISIONADO EM
MERENDA ESCOLAR (ESME)
SETEMBRO/2005
1-INTRODUÇÂO
Programa de Alimentação Escolar (PAE) utilizado no Brasil é um dos maiores do gênero, e visa fornecer alimentos de qualidade que atendam parte das necessidades nutricionais das crianças que freqüentam escolas (MONTE et al., 2003).
De acordo com Calil e Aguiar (1999), entre 1950 e 1970, o Programa ampliou-se distribuindo, principalmente, alimentos recebidos da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) destinados aos Estados da Região Nordeste.A partir de 1970, o Governo Brasileiro assumiu quase integralmente os custos do Programa de Alimentação Escolar, passando a atender todos os Estados.
No Estado de São Paulo, a alimentação escolar, inicialmente chamada de “Merenda Escolar”, teve origem nos anos 30. Foi instituída, pela antiga Seção de Nutrição do Serviço de Saúde Escolar. Em 1976, com a reforma administrativa de Secretária da Educação, aquela Seção foi extinta, sendo criado o Departamento de Assistência ao Escolar (DAE), atualmente Departamento de Suprimento Escolar (DSE), que se responsabiliza pelo serviço de alimentação para alunos matriculados desde a pré-escola até