tcc milho
Início
Sobre
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Início
Contato
Porque Publicar Textos
Regras para Publicação
Registre-se
A importância do Milho para a economia brasileira
03.03.2012 | Autor: Joana.Marques | Postado em Negócios
Considerado um produto do setor agrícola de grande importância no mercado brasileiro, o milho se caracteriza pela sua versatilidade de uso e formas de produção. Essa importância, contudo, não está presente somente na produção anual do alimento, mas também no relacionamento, em geral, que a cultura de milho tem na produção agropecuária brasileira. Além de ser responsável por movimentar a economia das regiões produtoras, o milho é também fonte de alimento animal e humana, garantindo sua versatilidade, e tem grande saída no mercado exportador.
Se antes era plantado junto com o café ou apenas para atender à subsistência dos pequenos produtores, o milho saiu do papel de coadjuvante para figurar como um dos protagonistas do mercado agrícola brasileiro. O produto deu origem ao que chamamos de “safrinha”, tendo em sua cultura uma opção de safra no inverno (fora de época – a primeira safra considera as produções de milho no verão) por produtores de outros grãos, principalmente soja. Esse tipo de entressafra contínua faz com que a cotação do milho, principalmente com destino para o mercado internacional, cresça vertiginosamente e aumente as chances de crescimento da agricultura na economia pecuarista brasileira.
A cotação do milho também sobe, principalmente, quando o assunto é a produção de etanol nos Estados Unidos, que usa o grão como matéria prima. A produção anual do milho no Brasil, incluindo a safra e a safrinha, gira em torno de 50 milhões de toneladas, com consumo interno de aproximadamente 39 milhões de toneladas, também ao ano. Os principais estados produtores de milho no Brasil são