A importância da atividade física para o controle da obesidade.
Introdução
A obesidade está se tornando um problema cada vez maior no Mundo, aumentando o número de pessoas obesas a cada ano. A modernidade, a falta de atividades físicas diárias, a alimentação inadequada, o comportamento emocional e os fatores genéticos, são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da obesidade. A falta de políticas na área da saúde, com a perspectiva, tanto de prevenção como no tratamento da obesidade, aumenta, a prevalência no Brasil.
A preocupação com a obesidade decorre da sua prevalência, cada vez maior, que estima aproximadamente 250 milhões de adultos obesos, equivalentes a 7% da população adulta mundial. A prevalência da obesidade afeta de 20% a 27% das crianças e adolescentes e 33% nos adultos.
Desenvolvimento
A falta regular de atividade física é sem dúvida algum um dos fatores determinantes da epidemia global de excesso de peso e obesidade em todas as faixas etárias. Os envolvimentos na atividade física regular desde as fases iniciam da vida (na criança), durante a adolescência e a sua continuidade durante a idade adulta jovem, na meia idade e após os 50 anos é essencial para garantir um adequado controle do peso e da gordura corporal.
A recomendação geral de atividade física para saúde é a de acumular pelo menos 30 minutos de atividades moderadas no mínimo cinco dias na semana, de preferência todos os dias. Já no caso de objetivo de perda e controle de peso em indivíduos com excesso de peso e obesidade o mínimo por dia passa a ser de 60 minutos, de preferência 90 minutos por dia, pelo menos cinco dias na semana, de forma continua ou acumulada.
A atividade física está associada a vários benefícios físicos, psicológicos e sociais que sustentam a importância da inclusão da mesma como estratégia fundamental da prevenção e tratamento dos casos de excesso de peso e obesidade em qualquer etapa da vida. Além das atividades