HIPOTERMIA
HIPOTERMIA: é a condição em que a temperatura corporal central (temperatura do coração, pulmão, encéfalo e órgãos viscerais) é menor que 35°C.
ETIOLOGIA: existem 4 mecanismos para perder calor.
- Condução: perda de calor por contato direto com objetos ou meios diferentes: submersão do corpo em água fria, resultando em rápida perda de calor do organismo para o meio.
- Convecção: perda de calor entre o organismo e o meio através de correntes de ar.
- Irradiação: a perda mais importante (60%). Ocorre em forma de raios infravermelhos, em uma forma de onda eletromagnética que todos os objetos emitem. O corpo também emite e recebe estas ondas, se o corpo estiver mais quente, ele emite mais do que recebe.
- Evaporação (fisiológico): é a perda de calor que acompanha a vaporização de um líquido (suor) a partir da superfície corporal (acima de36°C). Quando a temperatura do ambiente for maior que a da pele, a evaporação é o único meio eficaz de perda de calor.
FATORES NÃO INTENCIONAIS (ACIDENTAL):
- Ingestão de álcool: promove a vasodilatação, sendo assim, são incapazes de conservar o calor por meio de vasoconstrição cutânea.
- Tabaco: nicotina aumenta a produção de hormônios nicotínicos; causa deficiência na comunicação do SNC.
- Ambiente: exposição ao frio, chuvas, ventos, água gelada.
- Medicamentos (drogas): anestésicos inibem a resposta hipotalâmica para produzir calafrios. O resfriamento diminui os mecanismos reguladores cutâneos e nervosos. Diminui a produção de calor e o resfriamento do SNC leva à supressão dos controles hipotalâmicos.
FATORES INTENCIONAIS (TERAPÊUTICOS): instituída pela equipe médica