Hipotermia
A Hipotermia é caracterizada pela queda da temperatura normal do organismo, que é de 37ºC, para valores abaixo de 35ºC, e ocorre quando o corpo perde calor mais rapidamente do que leva a queimar energia para o repor.
Essa sensação faz com que o indivíduo entre em processo de tremor devido às contrações dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), que tentam diminuir a perda de calor pelo corpo, mantendo assim o organismo a uma temperatura normal.
A vasoconstrição é o processo que ocorre quando os músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos se contraem e também está relacionado com a manutenção e regulação da temperatura corporal, evitando que o corpo perca calor para o meio exterior.
Quando o corpo está em um meio com a temperatura muito baixa, provoca a contração dos vasos sanguíneos, resposta mediada pelo sistema nervoso. Em seguida, ocorre o processo de dilatação dos vasos, ou vasodilatação. A vasodilatação provoca diminuição da pressão sanguínea e perda de calor para o exterior.
Causas:
A hipotermia pode acontecer como consequência de uma infecção, de uma hemorragia, de uma diminuição da taxa de glicose no sangue ou ainda após exposição ao frio intenso ou queda em águas congeladas. Além disso, pode ser causada por desnutrição, doença cardíaca, baixa atividade da tireoide ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Se não contornada com rapidez a hipotermia pode levar à morte.
Uma exposição intensa ao frio pode ocorrer de várias formas (em ambientes frios, com chuva, ventos frios ou neve).
Classificação:
Hipotermia Aguda: É caracterizada pela perda de temperatura corporal, de forma brusca e rápida, devido à exposição intensa ao frio. Essa queda corporal de forma agressiva é causada pela incapacidade do organismo de suprir e manter a energia interna, devido ao fato de ter sido esfriado também. É muito comum em casos de exposição à Neve, Tempestades, etc.
Hipotermia Subaguda: É caracterizada pela perda de temperatura corporal, gradualmente, em