Hipotermia
Hipotermia Aguda
É caracterizada pela perda de temperatura corporal, de forma brusca e rápida devido à exposição intensa ao frio. Essa queda corporal de forma agressiva é causada pela incapacidade do organismo de suprir e manter a energia interna, devido ao fato de ter sido esfriado também. É muito comum em casos de exposição à
Neve, Tempestades, etc.
Hipotermia Sub-aguda
Hipotermia Crônica
É caracterizada pela perda de temperatura corporal, gradualmente, em períodos mais longos até o desgaste total das reservas do organismo para suprir o calor interno.
A mais comum em centros urbanos, principalmente em estações como o inverno, onde o índice de resfriados e enfermidades acontece com maior freqüência. A Hipotermia Crônica é causada por conseqüências de alguma patologia.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de hipotermia são tremores, esfriamento das mãos e pés, dormência nos membros, pouca energia, dificuldade em respirar, pulsação lenta, inchaço na face, perda de controle da bexiga. Em estágios mais avançados a hipotermia causa perda de memória, perda de controle dos membros superiores e inferiores, perda dos sentidos, perda da pulsação e pupilas dilatadas. Causas
A hipotermia é causada devido a uma exposição intensa ao frio, em vários aspectos, como:
Em ambientes frios, quando não há um aquecimento corporal que é fornecido pelas roupas, protegendo todos os membros, inclusive a cabeça.
Exposição a chuvas e ventos frios. O contato da água com brisas geladas fazem com que a temperatura corporal abaixe. Pessoas que sofreram acidente, que tomam certos tipos de medicamentos, estão susceptíveis a terem hipotermia.
Bebês mantidos em ambientes frios também estão aptos a terem hipotermia, se não houver um aquecimento correto de todo seu corpo.
Como agir
Massagens vigorosas no corpo
Ingestão de bebidas quentes
Se a vítima estiver com roupas úmidas, retire-as imediatamente, pois a água da roupa