Hipertermia e Hipotermia
Agosto / 2013
Hipotermia e Hipertermia
Trabalho apresentado pelo aluno como exigência da disciplina de Ed. Física, para fins de avaliação ( quarto bimeste ).
Agosto / 2013
Sumário
1.0 Introdução ...................................................................... 03
2.0 Desenvolvimento ........................................................... 04
3.0 Conclusão ....................................................................... 06 4.0 Bibliografia .................................................................... 07
03
1.0 Introdução
A Hipotermia é caracterizada pela queda da temperatura normal do organismo, que é 37ºC, para valores abaixo de 35ºC. Essa sensação faz com que o indivíduo entre em processo de tremor devido às contrações dos vasos sanguíneos, que tentam diminuir a perda de calor pelo corpo, mantendo assim o organismo a uma temperatura normal.
Quando o organismo não possui energias suficientes para controlar o processo de hipotermia, pode levar o indivíduo a morte.
A Hipertermia é caracterizada pelo aumento da temperatura normal corporal, superior a 40ºC e suas causas estão relacionadas à exposição excessiva ao sol, exposição a ambientes de intenso calor, pelo consumo de medicamentos e pode ser também ocasionada devido a alguma patologia por febre muito alta.
É muito comum as pessoas associarem o termo febre com hipetermia. A febre é representada pelos sintomas que são similares como calafrios, aceleração do pulso e da respiração, entre outros, que servem para reajustar alguns mecanismos de termorregulação. Já a hipertermia acontece devido à sobrecarga dos mecanismos termorreguladores do corpo, elevando a temperatura corporal acima do