MichaelAlgelo- Pièta
379 palavras
2 páginas
Escola Secundária 3ºCEB/ Poeta Al Berto de SinesAno letivo 2012/2013
Artista Renascentista
Michaelangelo
Obra “Pietà”
Filipa Ramos
Introdução
Este trabalho sobre a obra de Pièta, realizado na aula de área de integração, pretende falar um pouco sobre a vida do autor, as técnicas que ele utilizou para a realização da obra, no que é que se baseou, entre outras coisas para a formação e finalização desta obra.
A obra Pièta de Michelangelo
Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni (Miguel Ângelo), artista que nasceu em Caprese, dia 6 de Março de 1475, e morreu em Roma, dia 18 de Fevereiro de 1564.
Este foi pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano da época do renascentismo. Para além das artes, ele envergou em poucos outros campos que o fez com que revitaliza-se com Leonardo Da Vinci no título de ícone da Renascença. Com esses campos todos em que envergou, ele teve em todos grande sucesso, tanto que recebeu para além disso, tarefas diplomáticas.
Uma das obras mais conhecidas e mais admiradas foi a sua escultura Pietà, realizada antes dos seus 30 anos. Esta obra localizada na basílica de São Pedro, com 174 centímetros por 195 centímetros e feita de mármore, representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, para não sair do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação, a sua expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam, com isto evidência que o autor tem influência do “pathos” dos clássicos gregos. Ele imaginou a juventude de Maria, objeções que erguem contra ele seus críticos, como sua expressão de sua pureza incorruptível.
A técnica utilizada é perfeita, devido às suas capacidades geniais do artista formando a visão idealizada. Esta como as outras obras renascentistas de outros artistas