Hiparco
- Seno: nada mais é que a projeção do segmento do eixo vertical de reta que parte do ciclo trigonométrico Cosseno: é a projeção no segmento do eixo horizontal, que vem do centro e vai até a circunferência, é um ângulo agudo, é a divisão entre a medida do cateto.
- Tangente: é o segmento de reta formado entre o ponto de cruzamento e o ângulo com sua origem.
SENO : vem do latim sinus que significa seio, volta, curva, cavidade. Muitas pessoas acreditam que este nome se deve ao fato de o gráfico da função correspondente ser bastante sinuoso. Mas, na verdade, sinus é a tradução latina da palavra árabe jaib, que significa dobra, bolso ou prega de uma vestimenta que não tem nada a ver com o conceito matemático de seno. Trata-se de uma tradução defeituosa que dura até hoje. Quando os autores europeus traduziram as palavras matemáticas árabes em latim, eles traduziram jaib na palavra sinus.
COSSENO:A palavra cosseno surgiu somente no século XVII, como sendo o seno do complemento de um ângulo
TANGENTE: é aquele linha que toca noutra apenas num ponto, sem a cortar. Vem do Latimtangens, “o que toca”, do verbo tangere, “tocar”, de uma fonte Indo-Européia tag-, “tocar, manusear”. A palavra tangente no sentido geométrico foi usada pela primeira vez pelo matemático dinamarquês Thomas Fincke, em 1583.
A palavra Trigonometria tem origem grega: TRI (três), GONO (ângulo) e METRIEN (medida). Etimologicamente, significa medida de triângulos. Trata-se, assim, do estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo.
Apesar dos egípcios e dos babilónios terem utilizado as relações existentes