Resenhas
Introdução:
O filme começa com o narrador narrando um texto branco que aparece em ima de um fundo preto, contando mais ou menos a essência do filme: “Do tratado da traição: Como punição pela revolta, cada um dos 12 Distritos devem providenciar uma garota e um garoto com idades entre 12 e 18 anos para a “Colheita”. Esses tributos ficarão sobre custódia da Capital, e serão transferidos para a arena, onde lutarão até a morte, até que reste somente um vitorioso. De agora em diante, para sempre, esse campeonato será conhecido como, Jogos Vorazes”.
Cena 01: Assim que o narrador termina de falar ouve-se uma voz que até então não se sabe de quem seja. Logo depois surge duas pessoas conversando no que se parece um programa de entrevistas. Esses personagens parecem um tanto surreais e engraçados, pelas roupas; cabelos e barba.
Cena 02: Começa com o grito de uma criança que parece está sendo mal tratada ou sentindo alguma dor, juntamente ao grito é mostrada uma paisagem com poucas árvores, uma casa de madeira bem rústica e velha, o céu cinza reflete um local frio; úmido e um pouco assustador. Na mesma cena também é informado o nome daquele local “Distrito 12”.
Cena 03: A câmera já está filmando dentro da casa e mostra uma menina loirinha, novinha e magrinha, bem frágil, a mesma que estava gritando e chorando e descobrimos que foi por causa de um pesadelo que tivera. No momento ela está abraçada com sua irmã mais velha - a atriz principal - que tenta acalma-la cantando.
Cena 04: A casa e o local parece um lugar de guerra esquecido no passado. A atriz principal mostra ser uma pessoa determinada e sem medo quando sai para caçar. Algumas outras cenas mais rápidas vão passando e mostra o local como um todo, o que parece uma vila pobre, abandonada e suja, e no olhar das pessoas parece haver medo e uma única espera: a morte.
Cena 05: Cercas elétricas mostram o que parece ter sido um campo de concentração em alguma guerra