Escoamento de líquidos
Daniel Santos; Luma Marques, Paulo Oliveira Departamento de Ciências Exatas – Universidade Estadual de Santa Cruz Física experimental II; P02 e-mail: danielvitoo@hotmail.com; marques.luma@hotmail.com; pauloamerico19@hotmail.com
Resumo. O experimento realizado refere-se ao escoamento de fluidos sob a ação da força gravitacional, cujo principal objetivo consiste na determinação da relação entre a altura do liquido e o tempo de escoamento, a qual foi obtida a partir da construção de gráficos,considerando os dados coletados.Calculou-se o coeficiente linear e angular da curva linearizada e a aceleração da gravidade local. Palavras chave: escoamento de líquidos ,aceleração da gravidade, altura da coluna do líquido e tempo de escoamento.
1. Introdução
Ao considerar o escoamento de um fluido ideal em uma tubulação, de forma que não haja perda de energia, tanto no movimento interno dessa massa líquida, quanto no atrito com as paredes internas dos condutos; a figura 1 representa um diagrama com um exemplo de escoamento em dois pontos quaisquer 1 e 2 da corrente do fluido.
partir do produto da velocidade do fluido pela área da seção no ponto (vazão): (1) A aplicação do princípio da conservação da energia mecânica no escoamento de um fluido ideal em uma tubulação leva a obtenção da Equação de Bernoulli. Esta equação descreve o comportamento de um fluido que se move ao longo de um tubo. A equação de Bernoulli para fluidos ideais pode ser escrita como:
Figura 1- Escoamento de um fluido ideal em regime estacionário com vazão constante.
Considerando uma coluna de água com um orifício em sua base, conforme apresentado na figura 2, o nível da água no topo da coluna como ponto 1 e o orifício de saída da água como o ponto 2, a aplicação da equação de Bernoulli ao escoamento na coluna de água é dado por:
Para este fluido adota-se p como a pressão sobre o fluido num ponto qualquer da corrente fluida; d a densidade do fluido; v a velocidade do