Hiparco
Hiparco (ou Hipparkhos no grego) nasceu em Nicéia, foi astrônomo, construtor, cartógrafo e matemático grego da escola de Alexandria. Cláudio Ptolomeu desenvolveu uma obra chamada Almagesto usando como base as informações recolhidas do conhecimento enciclopédico onde aparece numerosas referências à Hiparco, pois foi reconstituído algumas partes do seu jeito de ver as coisas e de suas descobertas.
Hiparco é considerado o fundador da astronomia científica e também nomeado como “o pai da trigonometria”. Na segunda metade do século II a.C., criou uma tabela trigonométrica (uma tábua de cordas) com os valores dos seus arcos para uma série de ângulos. E esses cálculos foram usados em astronomia. Utilizando o conhecimento dos babilônios, Hiparco introduziu na Grécia a divisão da circunferência em 360º. Também fez melhoramentos em algumas constantes astronômicas importantes como a duração do dia e do ano. Com essas medidas reorganizadas, Hiparco pôde obter previsões de eclipses da Lua e do Sol com mais precisão que nas tentativas anteriores. Porém, foi detectado mais tarde uma margem de erro de 6 minutos nos seus cálculos.
Hiparco criou o primeiro astrolábio (instrumento naval usado para medir astros acima do horizonte), concebeu o sistema de localização pelo cálculo de longitude e latitude, dividindo o mundo em zonas climáticas.
Hiparco confirmou que a distância das estrelas não era fixa na esfera celeste (é a esfera de raio infinito centrada na Terra ou no Sol). A partir dessas observações, ele deduziu que o plano que contém a órbita da Terra deveria ter-se deslocado em sentido anti-horário.
Já tendo se convencido que a esfera celeste não era constante, ele se propôs fazer um mapa estelar, pois queria algo onde pudesse registrar a luminosidade apresentada por cada estrela da sua época. intro.
Os gregos fizeram um