Higienização na escola
Faculdade Anhanguera de Rio Grande
Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Catiusce Rodrigues Barreira
Higienização na Escola
Professor(a) Orientador(a): Biólogo. MSc. Antonio Gomes Jr.
Rio Grande
2011
LISTA DE TABELAS
TABELA 1 – CRONOGRAMA DO PROJETO DE PESQUISA 9 SUMÁRIO
LISTA DE TABELAS II
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 OBJETIVOS DA PESQUISA 5
1.2 JUSTIFICATIVA 5
2. REVISÃO DE LITERATURA 6
3. O MÉTODO DA PESQUISA 8
4. CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10 1. Introdução
Alguns lugares possuem um amplo descuido quanto à higiene. A ausência da limpeza causa um enorme transtorno para a saúde pública, sendo o principal agravante de doenças e infecções quando não tomadas às medidas sensatas de higienização. Deste modo é necessário visualizar o ambiente escolar e criar medidas educativas visando uma melhora na higiene no âmbito escolar aperfeiçoando essa qualidade (ALVES, et al, 2010), pois segundo Gomes:
“é na escola que a criança passa longas horas, contrariando sua disposição natural, que é pela liberdade, no campo, nos prados ou jardins. Dessa coação necessária aos fins do ensino, resultam certos prejuízos que o educador deve atenuar. Haverá o cuidado de renovar freqüentemente o ar das salas, conservando as janelas abertas pelo tempo quente ou pelo mal tempo. Por vezes será necessário provocar correntes para a renovação de ar das classes, abrindo uma porta e janela opostas e resguardando os alunos num canto da sala, onde poderão executar alguns números de ginástica fisiológica, enquanto aguardam a renovação”. (1933, p. 123).
Para que ocorra redução na proliferação de germes é necessária a desinfecção dos ambientes na escola e instruções para quem utiliza este espaço, pois, higiene e bactérias são temas bem comuns em uma escola. A escola é responsável pela educação dos indivíduos assumindo um papel muito importante no que diz respeito ao conhecimento, educação e conscientização.
1.1 Objetivos