Microbiologia
DE
MICROBIOLOGIA
Fisioterapia- 2º período 2014
Alunos:
Raquel Abia
Fernando Sales
Deborah Grazielle
Jéssica Souza
Introdução:
Este trabalho trata-se de um relatório baseado na visita à clínica escola de fisioterapia e enfermagem da Faculdade Estácio de Sá. Nele serão abordados tópicos que são relacionados ao combate de microorganismos, um fator muito importante principalmente quando nos referimos a área da saúde. Daremos ênfase na importância da lavagem das mãos e cuidados com a clínica para que haja uma diminuição de riscos de infecção nesses locais.
Relatório de visita à clínica escola:
Acompanhamos um paciente que possui úlcera arterial e é diabético. Os fisioterapeutas lavam as mãos com água e sabão e utilizam álcool 70% antes de atendê-lo, ou seja, fazem antissepsia. Também utilizam luvas. Durante o atendimento, é feito uma higienização no pé do paciente para dar início aos procedimentos necessários de tratamento. Os fisioterapeutas lavam bem o pé do paciente com soro fisiológico e logo depois utilizam aparelhos específicos de dermato funcional, como o laser e a micro corrente.
Na clínica de fisioterapia é feita a higienização com desinfetantes como hipoclorito de sódio e o álcool 70% ( mais utilizado para assepsia das macas antes do atendimento). O fisioterapeuta higieniza as macas e as cobre com lençol de papel antes de atender cada paciente. Na área da enfermagem também são utilizados esses procedimentos para controle de microorganismos, entretanto, notamos que lá é feito com maior eficácia, já que, o paciente recebe atendimento para realização da higienização após passar pela fisioterapia e no caso específico do paciente que acompanhamos é feito curativo.
Higienização das mãos:
As mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro. Sendo assim , o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no