estágio
EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO ATO DE BRINCAR.
EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO ATO DE BRINCAR
Introdução
Através desse trabalho venho trazer a todos que lerem uma possibilidade de fazer uma reflexão em torno do tema o desenvolvimento da criança no ato de brincar, que se faz um conceito social, no momento que se leva em conta que é um processo individual se faz também um conceito pessoal, pois traz consigo a pré-disposição a brincadeiras individual e em grupo e da mesma forma ao iniciar o processo do brincar possui um conhecimento prévio da cultura onde está inserida.
É possível também através deste trabalho de pesquisa conhecer a grande contribuição que Vygostsky, Piaget e Wallon, mostrando um mundo de descobertas, a libertação social através da sua concepção do brincar.
É possível clarear e trabalhar com as especificidades destes temas, sendo importante adotar posturas de trabalho dependendo do objetivo que se quer alcançar em determinada atividade.
No momento que o processo do brincar se inicia, se cria um vínculo entre professor e aluno, e essa afetividade nos faz refletirmos qual a importância desta boa relação e também o que vem a acrescentar para o aprendiz uma predisposição positiva para aprender.
1. O ATO DE BRINCAR
Durante o processo do brincar, como toda a etapa inicial da aprendizagem, estão sustentadas pelo vínculo estabelecido entre o adulto e a criança. É a partir da relação com o vínculo afetivo que, nos anos iniciais vai tendo acesso ao mundo simbólico e conquistamos avanços na área motora e cognitiva. A figura do professor, após os vínculos a serem ampliados, surge com grande importância na relação de ensino e aprendizagem na época escolar.
Para aprender, necessitam-se dois personagens (ensinante e aprendente)